Muito se ouve hoje falar em AdBlue. Afinal para que serve?
Os carros modernos trazem um recipiente com o líquido AdBlue que tem a função de controlar as emissões de poluentes.
A norma Ambiental Euro 6, de 2014, veio dar resposta à necessidade de reduzir o consumo de combustível e consequentemente a emissão de gases poluentes, assim como implementar um sistema de tratamento dos mesmos gases.
A estimativa de consumo é, em média, cerca de 1,5 a 2,5 litros de AdBlue por cada 1000 km.
Este líquido é injetado no sistema de escape do veículo, ao entrar em contacto com os gases provoca uma reação, transformando-os em vapor de água e nitrogénio.
Se a manutenção não for efetuada, poderão surgir outros alertas, dependendo da distância percorrida e do número de reinicializações realizadas.
De qualquer forma, sugerimos que assim que surgir o aviso no painel de instrumentos, se dirija a uma oficina pois este líquido é essencial para o bom funcionamento do veiculo.
Consoante o carro, o bocal de enchimento pode estar localizado em diferentes sítios: junto ao depósito do combustível, na mala, junto ao pneu suplente ou no compartimento do motor.
Se eventualmente se enganar no momento de atestar, não ligue o motor. Esta ação poderá danificar o sistema SCR.
De forma a evitar este tipo de situações, o melhor será atestar o Adblue do seu veículo numa oficina autorizada.